quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Homem é assassinado com facada no abdômen na cidade de Itamaraju


A identificação da vítima ainda não é precisa já que a polícia não conseguiu localizar os familiares, mas sabe-se que trata-se de João Batista, de aproximadamente 37 anos de idade, que foi abatido com uma facada no abdômen na noite desta última terça-feira (1º), no bairro São Bernardo, em Itamaraju. A autoria e motivação do crime ainda são desconhecidas, mas a Polícia Civil está investigando o crime.

O investigador Oderlã do Espírito Santo, que está à frente das investigações do caso, apurou até o momento que a vítima residia no próprio bairro São Bernardo, à Rua Plínio Moscoso, nº 720, próximo ao local do crime.

O homem foi encontrado ainda com vida, nas proximidades de um areal, às margens do rio Jucuruçu. A localização foi feita por populares que acionaram a Polícia Militar. Uma guarnição da PM esteve no local e prestou socorro ao rapaz, levando-o ao Hospital Municipal de Itamaraju. O transporte do homem com uma facada na barriga foi feito na própria viatura da Polícia Militar, já que a cidade de Itamaraju não possui nenhum serviço de prestação de socorro.

De imediato a equipe médica do Hospital Municipal de Itamaraju (HMI), realizou todos os procedimentos possíveis para tentar salvar a vida de João batista, que já estava com as vísceras expostas devido ao golpe de faca que levara no lado esquerdo do abdômen. Mesmo diante do esforço médico a vítima não resistiu ao ferimento e morreu minutos mais tarde da entrada na unidade hospitalar.

Na manhã desta quarta-feira (02/11), o delegado Gean Nascimento, titular da Polícia Civil de Itamaraju, determinou a instauração de um inquérito policial que está apurando o crime.

A causa morte foi anemia aguda e perfuração das vísceras devido a profundidade do golpe desferido por uma faca do tipo peixeira.

Valmir Assunção lança TV Itamaraju neste sábado


TAMARAJU - O secretário de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza (Sedes), Valmir Assunção, estará no município de Itamaraju, no próximo sábado, dia 04 de dezembro, para lançar o projeto TV Itamaraju, voltado para profissionalização de jovens no mercado de vídeo e televisão. Um café da manhã espera a imprensa para uma coletiva sobre o projeto, que será realizada no Hotel Monte Pascoal, na BR-101, km-808, no bairro Santo Antonio do Monte.

As inscrições começaram na segunda-feira (30 de novembro) para preenchimento de 200 vagas nos cursos de audiovisual, como roteiro, edição, fotografia, técnica de áudio, produção para TV e vídeo, interpretação, direção e figurino, totalmente gratuitos. Os jovens interessados devem recorrer à equipe do projeto, no Colégio Estadual Inácio Tosta Filho, no Bairro de Fátima, sempre das 8h às 12h e 14h às 18h.

O projeto, que começou focado apenas em Salvador, além de Itamaraju, também atenderá à cidade de Irecê, no semiárido. A iniciativa é do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, em parceria com a ONG Ação pela Cidadania.

Caminhadas marcam o Dia Mundial de Luta contra a Aids em Itamaraju e Prado


Viver com Aids é possível. Com o preconceito não”. Esse foi o tema escolhido para as atividades do Dia Mundial de Luta contra a Aids, 1º de dezembro, em Itamaraju, onde a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Programa Estadual de Combate às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST/AIDS), montou uma programação que iniciou com uma caminhada às 9h, pela avenida Antonio Carlos Magalhães e praça Castelo Branco.

A programação recebeu o apoio dos profissionais em saúde, estudantes de enfermagem do Cesesb, Tiro de Guerra e comunidade, em duas tendas instaladas na praça Castelo Branco. A coordenadora do Programa DST/Aids, a sanitarista Daiane Botelho e técnicos da Secretaria Municipal de Saúde estiveram disponíveis, na manhã desta terça-feira (1º) dando orientações e prestando esclarecimentos à população, com distribuição de materiais educativos e preservativos.
Entres as atividades o que mais chamou a atenção da comunidade foi o teste “relâmpago”, sendo que em 10 minutos as pessoas já tinham um diagnóstico preciso da doença. Na Bahia, desde 1984, quando foi notificado o primeiro caso de Aids, até o ano passado, os dados da Sesab mostram o registro de 10.234 casos da infecção, sendo 9.891 na população adulta.

Na cidade do Prado as atividades foram diversas, mas assim como aconteceu em Itamaraju, o que mais chamou a atenção foi uma caminhada organizada pela Secretaria Municipal de Saúde, que partiu do prédio da prefeitura municipal e percorreu o centro comercial da cidade. Contando com a ajuda de um carro de som, os profissionais da área de saúde alertaram para os perigos das doenças sexualmente transmissíveis. Também foram distribuídos materiais educativos, enfocando os métodos de prevenção, como o uso contínuo da camisinha.

Ao final da caminhada a Secretaria de Saúde fez um balanço positivo de todas as atividades realizadas durante todo o dia 1º de dezembro, ressaltando que a conscientização é a melhor ferramenta de combate às doenças sexualmente transmissíveis.
Todas as gestões públicas precisam ter uma atenção especial no sentido de conscientizar ao povo sobre a importância da prevenção com relação às doenças sexualmente transmissíveis. Desde quando fui secretário de saúde do Prado, já tinha uma atenção especial para estas campanhas. Hoje, que estou no comando do executivo municipal, tenho como missão continuar apoiando estas iniciativas que visam informar e conscientizar”, disse o prefeito Jonga Amaral.

Dados divulgados recentemente pelo Ministério da Saúde indicam que os grandes centros urbanos do país – onde estão concentrados 52% dos casos de Aids – registraram queda de 15% na taxa de incidência da doença entre 1997 e 2007. Nesse mesmo período, a incidência nos municípios com menos de 50 mil habitantes dobrou, revelando que a epidemia caminhou para o interior do país.

Trabalhador rural é acusado de furtar quatro sacas de pimenta do reino em Itamaraju


O gerente da Fazenda Paraíso, Paulo Morais da Silva, compareceu à delegacia da Policia Civil de Itamaraju na tarde desta segunda-feira (1º), alegando que o trabalhador rural Ademir dos Santos Pereira, 20 anos, morador da rua Providência, 226, bairro Várzea Alegre, região sul da cidade, teria furtado quatro sacas de pimenta do reino na sede da própria fazenda.

Por determinação do delegado Gean Nascimento, o Investigador Manuel Soares se deslocou até a Fazenda Paraíso, onde foi efetuada a prisão do trabalhador rural. Ademir disse que furtou as quatros sacas de pimenta do reio no sábado 28/11, na própria sede da Fazenda Paraíso.
Ele contou que as sacas pesavam aproximadamente 48 quilos e que transportou as mesmas para Itamaraju numa bicicleta. Relatou ainda que três sacas ele deixou em uma casa residencial na cidade baixa e a outra saca ele escondeu no cafezal.

O trabalhador rural Ademir dos Santos Pereira, 20 anos de idade, relatou que está arrependido do que fez, já que sempre teve a confiança dos donos da propriedade rural. Ele permanece preso no Complexo Policial de Itamaraju, onde responderá pelo crime de furto.

Por conta de mulheres irmãos enciumados trocam golpes de facão e terminam presos em Itamaraju


O fato aconteceu por volta das 22h30 desta segunda-feira (1º), quando uma guarnição da Policia Militar foi solicitada a comparecer à rua Itapetinga, bairro Liberdade, região leste de Itamaraju, onde as informações davam conta que dois jovens estavam se agredindo mutuamente por ciúmes.

Assim que os policiais militares chegaram ao local, contataram que os brigões eram os irmãos Gileno Silva de Jesus Reis, 24 anos de idade e Carlos Silva de Jesus, 25 anos, ambos residentes do bairro Liberdade, que estavam em “pé de guerra”.

Segundo relatou Gileno há muito tempo que a esposa de Carlos vinha demonstrando interesse por ele e o seu irmão já estava sabendo. Ele disse ainda que algumas pessoas comentaram o fato, mas por sua vez Carlos dizia que a esposa de Gileno também estava com este mesmo sentimento. E na noite desta segunda-feira (1º) o assunto veio à tona e Carlos não conformado com a situação começou uma forte discussão com o irmão Gileno.

Carlos Silva de Jesus, 25 anos, relatou aos policiais militares que ficou muito contrariado com a situação, pois teria visto o seu irmão mais novo, Gileno Silva de Jesus Reis, 24 anos de idade, dando um beijo em sua esposa. Após este fato os dois entraram em luta corporal e Gileno acabou desferindo um golpe de facão na cabeça de Carlos, que por sua vez também em pose de um facão desferiu um golpe no braço esquerdo do irmão.
A guarnição da 43ª Companhia Independente da Polícia Militar de Itamaraju prestou socorro os dois feridos levando-os para o Hospital Municipal de Itamaraju, onde receberam atendimeno.

Após o atendimento médico os irmãos enciumados foram encaminhados para a delegacia da Policia Civil de Itamaraju (Depol), onde permanecem presos.

Um fato que chamou bastante a atenção, foi o sangue espalhado por várias partes do corpo de Carlos, principalmente no rosto, mesmo após o atendimento médico. Isso quer dizer que a equipe de plantão no Hospital Municipal de Itamaraju, se quer teve a preocupação de fazer a limpeza das áreas próximas do sangramento.

A assepsia é considerado procedimento essencial para evitar infecções, principalmente em casos de presos que vão permanecer em locais pequenos, fechados, normalmente sem higiene e em contato com outros detentos.

Caminhão Baú falta freio e colide com imóvel residencial em Itamaraju


Por pouco não se transformaria em uma tragédia, quando por volta das 10h30 desta última segunda-feira (1º), um caminhão do tipo baú placa policial HWY-0078, licenciado de Medeiros Neto, que serve a uma fábrica de alumínio, situada à rua Maranhão, 151, bairro de Fátima, colidiu com um imóvel.

Segundo o motorista, Alberto Silva Santos, 56 anos, o caminhão estava estacionado na garagem da fábrica, quando o mesmo destravou a manete e já não tinha ar no balão, vindo a faltar freio, descendo da garagem e colidiu com o imóvel.
A proprietária da casa, localizada à rua Maranhão, 152, no mesmo bairro de Fátima, Nilzete da Silva Ferreira, 65 anos, disse que se fosse no seu horário de descanso, ou à noite quando ela estivesse dormindo, este fato se transformaria em uma tragédia, pois o seu dormitório fica junto da parede que ficou destruída.

Com o impacto do caminhão baú, ficaram destruídas várias partes do imóvel, como grades, instalação elétrica, ripões na parte interior, o forro e uma cama de rimo. A senhora Nilzete disse estar preocupada, uma vez que um outro incidente já foi provocado pelo mesmo caminhão e seu imóvel fica em frente à garagem da fábrica de alumínio.

O proprietário da caminhão, conhecido como José do Alumínio, já assumiu arcar com os prejuízos materiais provocados na casa da moradora.